domingo, 9 de setembro de 2012

Ensinar e aprender a pensa



  

        Foi criado a tempos a palavra “ensinagem”, que significa “ensinar aprendendo” ou “aprender ensinando”. Sei que os docentes são mal remunerados, em desacordo com a importância de sua tarefa. Sei, ainda, que existe a violência cristalizada nas escolas, que muitas vezes lidam com crianças que vêm de defeitos, mas considera que são desafios a encarar. O importante é fazer do impossível uma fonte de prazer.
        Um grupo entusiasta de docentes e psicopedagogos trabalhando em regiões carentes de RS e SP. Conseguiu que 90 % das pessoas saíssem dali alfabetizadas.
        Conseguiram mudanças ideológicas dos educadores e das instituições, como informa o docente “a linguagem das crianças ouvindo-as, deixando aparecer os questionamentos, discutindo-se a existência da marginalização e exploração. Professores e alunos tinham liberdade par criar”.
         A criança que não aprende ainda é sujeito pensante e com a inteligência presente, ainda que encapsulada. Hà sempre um saber presente que sustente, para além da falta de afeto que existe sobre ela, ou da “pouca cultura” dos pais. A verdadeira educação não consiste só em ensinar a pensar, mas também em aprender a pensar sobre o que pensa.



Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrCiXAi9jTNqCaYUUWM5AKW9SaOoFzu72liqPFLDgllL619vkHC0wpuKkqhsnvZpyfB-v3HEc1mH16_KfRzM_4SVqeUPU-cBnuGdWLRl2_hsQVjJdakIxK_LBvdxCBvuikghpxQG87oac7/s400/ensinar+-+aprender.JPG&imgrefurl=http://todaoferta.uol.com.br/comprar/livro-ensinar-e-aprender-sociologia-contexto-VHCFQPZJQB&usg=__MWN4vReEoVv7ff_Kg2US2fCbn10=&h=400&w=395&sz=34&hl=en&start=3&zoom=1&tbnid=R3ksL2iq0ZnTZM:&tbnh=124&tbnw=122&ei=WphMULHkDcrb0QHfg4HoBw&itbs=1

Chimpanze tem dignidade sim, senhor!





Thiago Fernando Gonçalves
Thays Borges Araujo
Turma 1°m

A dignidade dos Chimpanzés
Comitê de especialistas traça critérios para limitar e mesmo humanizar o uso dos primatas em pesquisa.



Hoje em dia existem muitos opositores, para as pesquisas de chimpanzés em cativeiros, pelo fato da pesquisa saírem muito cara, e a necessidade  de usa La como modelo experimental esta cada vez menor. Sem falar que o chimpanzé  e concebido por um ancestral comum, e compartilham 98%dos genes uma semelhança que da pra ver no seu ‘’olhar humano’’ capaz de nos enternecer.     Você concorda?
Com todos esses argumentos se tem a explicação de que nos últimos 10 anos, só foram feita 110 projetos, com chimpanzés, metade no campo da hepatite, e o restante nas áreas dinâmicas comparativa neurociência, comportamento e doenças, infecciosa .

Os critérios da escolha de chimpanzés para os estudos são:

1-    O conhecimento deles, representando um avanço na saúde publica.

2-   Para não haver outro modelo experimental .

3-   O chimpanzé participa pois, as pesquisas são feitas em seu hábito natural.

Quando haver necessidade de utilizar o chimpanzé submeta o exames veterinários.
Os membros do comitê reconhecem que se acabar com a pesquisa  com os chimpanzé será um atraso no avanços de pesquisa.
A EU (união européia) Lançou um estudo com os  primatas, a exceção só quando for planejada para combater doenças que ameaça a vida dos seres  humanos, pois a manutenção de um fica em media 44 dólares por dia, o custo ate o fim de sua vida e de 650 mil dólares, pois viver ate os 45 anos.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6axAj-Na2bcqBciYuRV3KDtuAVsEaWnQJkixW3JQ7qkLqYa8AUGeZN1joURin-18mIzG7qGTK40xBGpeXHFFujM1zDM0aNXwde6IijPA0OVuMPFxhaHMEu1qyi_1HkoU3DdlmjRpmcLA/s1600/macaco.jpg&imgrefurl=http://taiguaraonline.blogspot.com/2009/12/ate-macaco-e-gente-mas-o-embriao-e-o.html&usg=__tIavotn9hVYbSlQFHTghMihTQAc=&h=324&w=329&sz=16&hl=en&start=2&zoom=1&tbnid=NibBqTztUvyYnM:&tbnh=117&tbnw=119&ei=1JZMULKFA4X30gHIi4CYCA&itbs=1

A escola sem salas de aula




Aluno(a):Tâmila Raiane
Aluno(a):Ketlin Tatielly

                       Muitas crianças na casa da Fátima Maria idades de 4 a 8 anos de idade e ela faz um esforço para atrair a atenção de todos ao entrar ela pegou alguns livros velhos na biblioteca para eles estudarem eles vendo os livros até que uma aluna interrompe sua aula. Antes de dispensa – lá a professora combina uma atividade para o dia seguinte e até continuou prosseguindo sua aula com o pequeno Emerson. E você o que te deixa feliz? Perguntou Fátima Maria que trabalhou com turmas de alfabetização por 18 anos em várias escolas públicas até encontrar esta , onde decidiu ficar a conversa sobre preferência deveria para a saudade que o menino queria saber. Cidade do litoral paranaense onde vive Fátima Maria , confere outro compromisso desta vez com Emerson,que precisa ser dispensado daqui 20 minutos e aproveitou para dispensar todos,e ela foi dispensando cada um deles com um beijo e abraço,e depois foi elaborar tarefas para o dia seguinte.

Fonte de imagens: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinlDPWlbtdHEXcrysdZXj9st0hbrAJ3Wvd6MOHhT5OUNR7AuD0uV2NkygNSrU7YbLN1DQpiQlkheY5p26ivL75fgnkaAo6HMlBOMs3s1gbSD4dYmJjRGXABE6LQNpdDNVTBs_acGQHroHn/s1600/prof_escola.gif&imgrefurl=http://vidaqueseconta.blogspot.com/2010/05/violencia-adentra-o-ambiente-escolar-e.html&usg=__JUKReOiqexkARSW3TJxQBp05xmY=&h=377&w=328&sz=16&hl=en&start=2&zoom=1&tbnid=rOU_CWd6t3FC5M:&tbnh=122&tbnw=106&ei=FZZMUMSzHJO60QHh9oCwCg&itbs=1

Conflitos na Síria

A Síria  é  país que  vive em constante  conflito, especialmente entre os
 soldados e rebeldes.Os rebeldes formam  um grupo que fazem o que querem.
Até o momento,   quatro escalões militares  foram mortos  num  atentado na
quarta feira 18. Entre esses quatro mortes havia figuras-chaves  do governo, como
o ministro da  defesa Dawoud        Rajh, e o cunhado de Bashar-al-assad, Assef .
Estas guerras na Síria estão  fora de controle. Já  se passaram  dezesseis  meses
após o inicio dos  conflitos  no pais, os  mais violentos  do mundo.


Aluno: Ricardo Jonatham  Pereira de Carvalho

Aluno:Rafael Alves Campos   

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.estadao.com.br/fotos/2011-04-24_REUTERS_MuhammadHamed_Jordania.jpg&imgrefurl=http://www.issoebizarro.xpg.com.br/blog/acidentes-tragedias-assassinatos-suicidios/horror-por-tras-conflito-na-siria/&usg=__ZWkxy41E8rDeACps-BkS8DD4Umc=&h=400&w=600&sz=30&hl=en&start=5&zoom=1&tbnid=SelOHcW5ESfSaM:&tbnh=90&tbnw=135&ei=dJRMUKObGPSK0QHLmIB4&itbs=1